" Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, os olhos e o coração! "

Se perguntassemos a qualquer pessoa, o que é fotografia, qual seria a resposta? De certo, as mais diveras possíveis e com certeza, a maioria estaria correta.

Mas se fizermos a mesma pergunta, do que é a fotografia tecnicamente falando, poucos saberão responder.

Na etimologia da palavra fotografia, onde ,foto (foton) = luz e grafia = escrita ou registro, podemos deduzir que fotografia nada mais é do que um registro feito com a luz.

A história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos e alquimistas desde a mais remota antiguidade. Por volta de 350 a.C., aproximadamente na época em que viveu Aristóteles na Grécia antiga, já se conhecia o fenômeno da produção de imagens pela passagem de luz através de um pequeno orifício. O físico e matemático Alhazen torno do século X, descreveu um método de observação dos eclipses solares através da utilização de uma câmara escura. A câmara escura na época, consistia de um quarto com um pequeno orifício aberto para o exterior.

Só após muito tempo, por volta de 1500 que os procedimentos com sais de prata foram desenvolvidos. Em 1604, o físico-químico italiano Ângelo Sala estudou o escurecimento de alguns compostos de prata pela exposição à luz do Sol. Até então, se conhecia o processo de escurecimento e de formação da imagens efêmeras sobre uma película dos referidos sais, porém havia o problema da interrupção do processo. O desafio no entanto, era aumentar a durabilidade da imagem. Em 1725, Johann Henrich Schulze, fez seus primeiros experimentos com nitrato de prata. Porém, o francês Joseph-Nicéphore Niépce, em 1817, obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem pouco contrastada sobre uma placa metálica, utilizando nas partes claras betume-da-judéia, este fica insolúvel sob a ação da luz, e as sombras na base metálica. A primeira fotografia conseguida no mundo foi tirada no verão de 1826, da janela da casa de Niepce, encontra-se preservada até hoje.

Agenda 2020 aberta

Juiz de fora, MG e região


@wesleyrochafoto // siga no instagram